O Ministério dos Transportes recebeu, nesta segunda-feira (16), apenas uma proposta de concessionária interessada no último leilão rodoviário de 2024, um pacote de trechos no Paraná. O envelope foi entregue na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo) pela empresa EPR.
O lote 6 das "Rodovias Integradas do Paraná" soma 662,1 km de extensão e inclui trechos da BR-163, estrada que concentra o escoamento da produção agropecuária entre o Paraná e a região Centro-Oeste do país, além da BR-277. O traçado faz a ligação da ponte da Amizade até o porto de Paranaguá, segundo maior exportador de soja do país.
A concessão prevê investimento de R$ 12,67 bilhões em obras estruturantes, ao longo dos 30 anos de contrato, além de R$ 7,44 bilhões em ações de manutenção.
A empresa terá de entregar a duplicação de 462,5 km de estradas, 31,4 km de faixas adicionais e construir 13,7 km de contornos. A lista de exigências também contempla 38 passarelas de pedestres e três pontos de parada de descanso para motoristas.
Na prática, como não há um segundo interessado, o Ministério dos Transportes fará a abertura do envelope na próxima quinta-feira (19), para checar documentos como a garantia da proposta e o valor do deságio oferecido pela EPR. Confirmadas as informações, a empresa será anunciada vencedora do leilão.
Até o mês passado, o plano do governo previa que hoje também fossem entregues as propostas para concessão da ponte Internacional da Integração entre São Borja (RS) e Santo Tomé, na Argentina, mas a sessão foi adiada. O cronograma atual prevê a realização desse leilão em Foz do Iguaçu, em 7 de janeiro de 2025, com assinatura do contrato com a empresa vencedora em 22 de abril de 2025.
Na semana passada, o governo federal concedeu à iniciativa privada outro lote de rodovias localizadas no Paraná, além de um segundo lote, em Goiás. Com quatro proponentes para cada certame, saíram vencedores a CCR e o Consórcio Rota Verde, encabeçado pelo fundo de investimentos Aviva.
Raio-x da concessão
Rodovias Integradas do Paraná - Lote 6
Trecho: BR-163/277/PR e PR-158/180/182/280/48
Extensão total: 662,1 km
Tempo de concessão: 30 anos
Investimento em infraestrutura: R$ 12,67 bilhões
Investimento em manutenção: R$ 7,44 bilhões
Fonte: Ministério dos Transportes
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