O laudo final dos exames feitos nos bois com suspeita de febre aftosa de quatro municípios do Paraná só deve sair no início da próxima semana. Segundo o secretário executivo do Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária (Conesa), Silmar Pires, os exames realizados até agora nas amostras colhidas dos animais com suspeita da doença não foram conclusivos e mais material foi encaminhado ao Laboratório Nacional de Agricultura, em Belém, único autorizado pelo Ministério da Saúde para realizar esse tipo de exame.
Enquanto a confirmação não sai, as barreiras sanitárias continuam e a fiscalização é intensa nas 30 barreiras fixas e nas 28 volantes instaladas nas divisas entre o Paraná e estados vizinhos.
A secretaria da Agricultura bloqueou nas últimas horas o acesso a fazendas de Amaporã, no Noroeste do Paraná, onde há animais suspeitos de estarem contaminados com a febre aftosa. Policias militares e da Força Verde da Polícia Militar também foram enviados aos locais para reforçar na fiscalização dos veículos e nos acessos das fazendas e dos municípios.