Paraná

La Niña pode elevar temperaturas e reduzir chuvas no Paraná

24 set 2016 às 12:00

A primavera chega com previsão de menos chuva e mais calor ao Norte do Paraná. Ao contrário das condições observadas no ano passado, quando o fenômeno El Niño motivou chuvas intensas que deixaram estragos ainda não totalmente recuperados na região de Londrina, a expectativa dos meteorologistas é que as próximas estações sejam influenciadas pela La Niña, que provoca o resfriamento nas águas do Oceano Pacífico.

No Brasil, tal fenômeno pode causar estiagem nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e, principalmente, Sul. Já na região da Amazônia e no Nordeste, há chances de intensificação das precipitações.


Diante da previsão, a meteorologista Ângela Beatriz Costa, do Simepar, acredita que os paranaenses vão deixar de reclamar do frio que foi mais intenso neste ano para começar a sentir os impactos do calor.


"Estamos em um período de estabilidade, sem nenhum fenômeno influenciando o clima, mas diante do inverno mais rigoroso, a tendência é que teremos uma configuração de La Niña. Com isso, pode haver chuvas abaixo da média e mais calor, principalmente a partir de outubro", explica.

Leia mais na edição deste fim de semana da Folha de Londrina


Continue lendo