O governo do Paraná está autorizado, até o final deste mês, a reabrir o Parque Estadual de Vila Velha, que está fechado desde o dia 18 de janeiro de 2002.
A decisão é do desembargador Milani de Moura, do Tribunal de Justiça do Paraná.
A medida determina que o parque permaneça aberto enquanto são discutidos os pontos técnicos sobre o plano de manejo.
O secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, informou que independentemente do fato do governo ter ganho esta ação, a secretaria vai se reunir com as partes, no próximo dia 18, para resolver as questões pertinentes à reclamação para reabrir o parque. Só então será definida a data de reabertura.
O Parque Estadual de Vila Velha foi fechado para reformas em janeiro de 2002 e depois foi impedido de ser reaberto por causa de uma decisão judicial resultante de uma ação popular que questionava os impactos ambientais decorrente de reformas realizadas para a instalação de uma piscina e asfaltamento dos caminhos.
Algumas mudanças foram adotadas para a reabertura do parque.
Um recepcionista deverá atender os turistas, que serão encaminhados a um centro de visitação, onde deve haver exposição audiovisual com informações sobre o parque.
Em seguida, um sistema de transporte interno ficará encarregado de transportar os visitantes para as trilhas acompanhados por monitores e condutores em todo o percurso.
Próximo ao setor de lanchonetes será viabilizado um local permanente onde municípios da região promoverão exposições de artesanato e atrativos turísticos locais e regionais.