Paraná

Jovem que matou namorada segue em estado gravíssimo na UTI

29 set 2014 às 15:16

O jovem André Gricoli, de 20 anos, que matou a ex-namorada e em seguida atirou contra a própria cabeça, continua internado em estado gravíssimo nesta segunda-feira (29) no Hospital São José, na cidade da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Ele chegou a ter a morte cerebral declarada na última sexta-feira (26), no entanto, novos exames realizados no dia seguinte e no domingo deram resultado negativo.

De acordo com o diretor técnico do hospital, o médico neurocirurgião Rene Avelleda, o paciente está mantido em coma profundo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com respiração mecânica e recebendo acompanhamento médico 24 horas por dia. Até as 14 horas de hoje, não houve qualquer alteração do quadro clínico. Novos testes devem ser repetidos no fim da manhã de terça-feira.


Avallede explicou, em nota, que a instituição seguiu o protocolo médico do Conselho Federal de Medicina (CFM), com a realização de três exames diferentes para confirmar o diagnóstico de morte encefálica: clínico, laboratoriais e complementares. O primeiro ocorreu às 9h de sexta-feira e foi repetido às 15h com resultado positivo – comprovando morte cerebral. O segundo, realizado por volta das 18h, também deu positivo. O terceiro e conclusivo, contudo, feito por volta das 19h do mesmo dia, deu negativo.


Até agora, a família não se manifestou sobre possível doação de órgãos. Gricoli pode ficar em estado vegetativo ou com graves sequelas. Como ele é jovem e tem sido medicado a todo momento, porém, a equipe médica diz que há uma expectativa de sobrevivência.


O caso aconteceu por volta das 18h30 da quinta-feira (25), no Shopping São José, no centro da cidade. Conforme a Polícia Civil, que investiga o caso, o crime foi passional. Os dois jovens tinham um relacionamento de seis anos e teriam se desentendido. Depois de uma conversa na escadaria do estabelecimento, o rapaz disparou contra a ex-namorada.

A assessoria de imprensa da Polícia Civil informou que aguarda a conclusão da perícia e que ainda planeja ouvir a família de Gricoli, antes de concluir as investigações. Como o jovem segue internado, porém, não há um prazo para que isso ocorra.


Continue lendo