O Guairão teve sua platéia lotada anteontem à noite, para a festa da entrega do 6º Prêmio Saul Trumpett, voltado aos melhores da música paranaense de 2000. O idealizador e realizador do evento, Cleverson Garret, comentou que "demos pequena mostra da nossa qualidade". A jornalista Simone Mattos, da Folha Dois, levou o prêmio de melhor jornalista da área cultural.
Este é o segundo ano consecutivo em que a Folha recebe uma estatueta do Prêmio Saul Trumpett. No ano anterior foi a vez de Zeca Corrêa Leite, contemplado na mesma categoria. Enquanto realizava-se a sessão no Teatro Guaíra, Simone trabalhava noutro ponto da cidade - estava cobrindo o desfile do Crystal Fashion. Foi representada pelo Zeca.
A jornalista soube da boa-nova quase simultaneamente. Um amigo localizou-a pelo celular. "A princípio pensei que fosse brincadeira. É claro que fiquei muito feliz, honrada com a escolha. Enfim, concorria com dois colegas que são profissionais de respeito. Foi uma surpresa muito grande; acho que se estivesse no teatro, ficaria muda".
Leia mais:
No Norte do Paraná, 'a igreja que cresce para baixo', em arquitetura neogótica
Carro de Londrina se envolve em colisão frontal em Ivaiporã
Condutora de motocicleta sem habilitação morre em colisão em Rolândia
Motociclista morre em colisão frontal com caminhonete em Guairaçá
Outra grande surpresa foi a escolha do CD "Uns Caetanos", com o grupo O Tao do Trio, como o melhor do ano. Gravado em 2000 para a gravadora CID, o disco e terá distribuição nacional nos próximos dias. Seu lançamento oficial acontece a partir de hoje com um show que permanece até domingo no Teatro do Paiol. O Tao do Trio é formado por Cristina Lemos, Helena Bel e Suzie Franco.
É supreendente mesmo", concordou Cristina Lemos. "Com chave de ouro estamos abrindo nossa carreira paranaense e nacional, porque na próxima semana o CD estará em todas as lojas". Helena Bel entendeu como um presente do destino ganhar o prêmio de certa forma antecipado. "É um privilégio". Suzie Franco acrescentou que este não é um prêmio só dos vencedores, mas "de todo mundo: dos artistas que vieram antes, da galera que veio antes da gente, fez a história e agora estamos tentando fazer com que ela se projete no cenário nacional".
A poeta Alice Ruiz assinou com Gabriel Teixeira, da banda Black Maria, a melhor música do ano: "Basho". Para ela foi uma conquista, sobretudo por ser um reconhecimento paranaense. "A gente sempre tem a impressão que primeiro deve ser reconhecido fora para depois ser em casa. Então é altamente significativo".
Outro fator importante foi a afetividade que nutre por Gabriel: "O pai dele estava em minha casa quando alguém veio buscá-lo porque o Gabriel estava para nascer. Então a gente é de duas gerações mesmo e quando compomos estamos ali, trabalhando de igual para igual. O prêmio mostra, de uma vez por todas, que conflito de gerações não está com nada".
Dois grupos do interior foram selecionados ao troféu: "Afrodizia", de Maringá, e "Clínica Tobias", de Laranjeiras do Sul. A presença dos músicos que rodaram quilômetros para chegar a Curitiba deu ao evento um peso ainda maior.
"Isso mostra que há uma efervescência na música do Paraná. Ela está acontecendo, tem qualidade", afirmou Garret. Prova disso, acrescentou, foi a Relespúbblica ter se apresentado no último Rock in Rio e a Le Figarro ter vendido 15 mil cópias de seu CD e a maringaense Afrodisia ter uma de suas músicas incluída na "Malhação".
Veja a relação completa dos vencedores do 6º Prêmio Saul Trumpett - 2001:
Melhor cantor: Alexandre Nero (Grupo Fato)
Melhor cantora: Sandra Ávila
Melhor CD: "Uns Caetanos" (Grupo O Tao do Trio)
Melhor compositor: Reinaldo Godinho
Melhor instrumentista: Paulo Branco
Melhor grupo musical: Sinha Vitória
Destaque: Afrodisia
Melhor música: "Basho" (Alice Ruiz e Gabriel Teixeira)
Melhor vídeo-clip: Sr. Sol, do Grupo Black Maria, direção de Raul Machado
Melhor arranjo: Yanomami"sblues, do Grupo Wahari (arranjos de Augusto e Gustavo Weber)
Melhor capa/encarte de CD: Grupo Fato - Oquelatá Quelateje
Melhor show: Oquelatá Quelateje
Revelação: Banda Única Coisa
Melhor jornalista especializado: Simone Mattos - Folha do Paraná
Caderno de Cultura: Caderno G - Gazeta do Povo
Melhor programa de TV: Enfoque Cultura - TV Educativa/Paraná
Melhor programa de rádio: Instrumentistas Brasileiros - Rádio Educativa FM 97.1
Melhor produtor: Amarildo Anzolimn, Lúcio Machado e Marcelo Borges da banda Única Coisa