Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Acordo com o IAP

Joaquim Távora vai ganhar área de lazer aliada à recuperação ambiental

Redação Bonde
09 jun 2016 às 12:07
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A comunidade de Joaquim Távora, no Norte Pioneiro, vai ganhar uma área de lazer e preservação ambiental ao redor da antiga estação ferroviária. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a prefeitura firmaram convênio para execução de projeto de revitalização de área urbana. O documento foi assinado nessa quarta-feira (8) pelo presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto e pelo prefeito Gelson Mansur Nassar. Também esteve presente o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli.

Para o presidente do IAP, a revitalização do local trará benefícios à população e à educação ambiental. "Como a área está sem utilização e próxima a uma linha férrea desativada e ao centro da cidade, sua revitalização trará melhorias nas condições do ambiente urbano, com área de lazer e em condições ambientais adequadas, com o plantio de árvores, instalação de lixeiras e demais equipamentos", disse. Em contato com locais como esse, preservados e cuidados, é mais fácil a população entender a necessidade de se preservar o meio ambiente", explicou Tarcísio.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O convênio firmado entre as instituições prevê um plano de trabalho que deve ser concluído em nove meses, com possibilidade de prorrogação. O documento ainda prevê o repasse de pouco mais de R$ 414,1 mil do IAP ao município, que deve investir no local mais R$ 14,126 mil como contrapartida.

Leia mais:

Imagem de destaque
Vacina Spikevax

Com nova vacina da Covid-19, Paraná esclarece quem deve receber o imunizante

Imagem de destaque
Aumento de 7%

Mortes e lesões aumentam em acidentes no Paraná em 2024, segundo PRF

Imagem de destaque
Ajude se puder!

Maringá prorroga inscrições para casamento comunitário até sexta

Imagem de destaque
Antigo Londriville

Cambé promove mutirão de serviços no Cambéville neste sábado


De acordo com o documento, cabe ao IAP acompanhar e supervisionar a execução das ações necessárias ao cumprimento do convênio e também as obras no local, incluindo o cumprimento do cronograma apresentado pela prefeitura.

Publicidade


Enquanto isso, o município deverá manter o IAP e Tribunal de Contas informados quanto ao andamento da execução do projeto, assim como o acompanhamento, a medição e a fiscalização das obras. Também caberá ao município o controle e a acesso à área de intervenção e exploração do uso turístico, manutenção, conservação, segurança e administração do local.


Segundo o prefeito, a área de 9,6 mil metros será transformada em parque ecológico com a soma de esforços dos poderes executivos. "Esse terreno onde vai ser o parque estava abandonado e será a primeira grande área de lazer do nosso município. Além dos investimentos próprios da prefeitura, o terreno foi cedido pela RumoAll, por meio de um Termo de Cessão de Uso. Nós também estamos recebendo o auxílio do IAP e por meio de uma emenda federal que deverá ser liberada ano que vem", disse.


Ele explica que a população poderá usar local à medida que cada equipamento do parque ficar pronto, como a pista de caminhada e pista de skate, entre outros.

"A revitalização sempre se faz necessária quando uma área está degradada ou subtilizada. O local proporcionará melhor qualidade de vida, convívio social, familiar e recreativo à população", concluiu Tarcísio.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade