Nova pesquisa
O internauta brasileiro é, em sua maioria, jovem, pertence ao sexo masculino, é viciado em e-mail, salas de bate-papo, possui segundo grau completo e passa em média duas horas por dia conectado na rede. Tem na mente marcas como UOL, Napster, Itaú, Americanas e Pão de Açúcar. Essas são algumas das informações reveladas na primeira pesquisa iBrands, realizada pelo iBest Company e a Datafolha. A análise traçou um raio-x do internauta brasileiro e apontou as marcas mais lembradas por ele em 22 categorias. Segundo os organizadores, o levantamento foi feito em agosto com 2.035 usuários, espalhados em 27 capitais do País.
Além das marcas mais lembradas (consulte quadro nesta reportagem), a pesquisa apresentou uma série de informações sobre o mercado brasileiro de Internet. "Em três anos, o número de conectados aumentou de 7 milhões (7% da população) para 23 milhões (19%), considerando-se os que têm 14 anos ou mais e que usam a rede eventualmente", diz o estudo.
Em relação à população brasileira em geral, os internautas brasileiros são jovens (dez anos a menos que a média etária nacional), mais escolarizados (84% estudaram pelo menos até o segundo grau) e com maior poder aquisitivo (50% têm renda familiar acima de R$ 1.250). O estudo diz ainda que, apesar da entrada considerável das classes mais populares, a Internet ainda é privilégio das classes A e B (60%, contra os 22% da realidade brasileira). E mais: as mulheres representam 42% dos usuários de Web, contra 31% em 1999.
Sobre as regiões mais conectadas do País, o resultado mostrou a seguinte classificação: 24% são usuários do Sul, 23% do Nordeste, 23% Sudeste, 17% no Norte e Centro-Oeste, e 10% no Nordeste.
Perguntados sobre o que costumam fazer na Web, os internautas brasileiros responderam:
30% acessar e-mail
30% freqüentar salas de bate-papo
30% fazer pesquisas
21% consultar transações bancárias
20% ler notícias
12% ouvir músicas
3% fazer compras
3% jogar
1% acessar órgãos públicos
1% ler jornais e revistas
1% acessar sites culturais
1% navegar (sem especificar)
1% download
26% outras respostas
A análise revelou ainda que as marcas tradicionais do mundo real que partem para o ciberespaço têm mais chance de sucesso do que as companhias genuinamente pontocom. Prova disso são os prêmios levados pelas Lojas Americanas e Som Livre, eleitos os mais lembrados nas categorias loja de departamento e loja de CD, livros e vídeo, respectivamente. Ambas, tradicionalmente de cimento e tijolo.
Além das marcas mais lembradas (consulte quadro nesta reportagem), a pesquisa apresentou uma série de informações sobre o mercado brasileiro de Internet. "Em três anos, o número de conectados aumentou de 7 milhões (7% da população) para 23 milhões (19%), considerando-se os que têm 14 anos ou mais e que usam a rede eventualmente", diz o estudo.
Em relação à população brasileira em geral, os internautas brasileiros são jovens (dez anos a menos que a média etária nacional), mais escolarizados (84% estudaram pelo menos até o segundo grau) e com maior poder aquisitivo (50% têm renda familiar acima de R$ 1.250). O estudo diz ainda que, apesar da entrada considerável das classes mais populares, a Internet ainda é privilégio das classes A e B (60%, contra os 22% da realidade brasileira). E mais: as mulheres representam 42% dos usuários de Web, contra 31% em 1999.
Sobre as regiões mais conectadas do País, o resultado mostrou a seguinte classificação: 24% são usuários do Sul, 23% do Nordeste, 23% Sudeste, 17% no Norte e Centro-Oeste, e 10% no Nordeste.
Perguntados sobre o que costumam fazer na Web, os internautas brasileiros responderam:
30% acessar e-mail
30% freqüentar salas de bate-papo
30% fazer pesquisas
21% consultar transações bancárias
20% ler notícias
12% ouvir músicas
3% fazer compras
3% jogar
1% acessar órgãos públicos
1% ler jornais e revistas
1% acessar sites culturais
1% navegar (sem especificar)
1% download
26% outras respostas
A análise revelou ainda que as marcas tradicionais do mundo real que partem para o ciberespaço têm mais chance de sucesso do que as companhias genuinamente pontocom. Prova disso são os prêmios levados pelas Lojas Americanas e Som Livre, eleitos os mais lembrados nas categorias loja de departamento e loja de CD, livros e vídeo, respectivamente. Ambas, tradicionalmente de cimento e tijolo.