Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Aguardado há anos em Londrina

ILS começa a funcionar em dezembro no aeroporto de Maringá, diz prefeitura

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
22 nov 2023 às 06:16

Compartilhar notícia

- Mileny Melo/PMM
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O aeroporto de Maringá (Noroeste) começa a operar, a partir de 28 de dezembro de 2023, o ILS (Instrument Landing System), sistema para auxiliar nos pousos e decolagens em dias de chuva ou nevoeiros. O equipamento vai melhorar a operacionalidade com orientações aos pilotos para aproximação da pista, o que evita o cancelamento de voos. A visibilidade mínima exigida para pouso será a reduzida de 2 mil metros em algumas situações para 1,2 mil metros e a altura de 78,6 metros para 39,60 metros, aproximadamente.


A carta de pouso por instrumento, que estabelece a visibilidade mínima exigida, foi publicada na terça-feira (21), pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Segundo o Airac (Regulamentação e Controle de Informação Aeronáutica), calendário internacional que estabelece as datas sobre novos procedimentos de aeroportos, o ILS poderá entrar em funcionamento a partir de 28 de dezembro. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O prefeito Ulisses Maia (PP) destaca que o novo sistema vai garantir mais comodidade aos passageiros e precisão aos pilotos. “A partir das informações do sistema, o piloto terá mais precisão para pouso e decolagem, evitando o número de cancelamentos. É mais um grande avanço para o nosso aeroporto, que se consolida como referência nacional em logística”, pontua. Ele frisa que o aeroporto de Maringá tem a segunda maior pista do Paraná após obras realizadas pelo município e Governo Federal.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja seu local

Provas do concurso da Sanepar serão aplicadas em nove cidades do Paraná neste domingo

Imagem de destaque
Empurrava bicicleta

Idoso morre após ser atropelado por caminhonete na BR-369, em Jataizinho

Imagem de destaque
Projeto ainda está no papel

Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário

Imagem de destaque
Região

Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti


O superintendente do aeroporto de Maringá, Fernando Rezende, detalha que a instalação do ILS poderá garantir novas opções de voos e serviços. “O ILS também é um diferencial para o transporte de cargas. Com o instrumento, novas empresas poderão optar por Maringá, já que aqui os voos dificilmente serão cancelados”, comenta. O terminal aéreo está apto para operação de cargas internacionais e aguarda homologação final da Receita Federal.


Além do início de funcionamento do ILS, estão em andamento as obras de duplicação da sala de embarque, com investimento de R$ 1,6 milhão, e a construção da usina de geração de energia fotovoltaica do local. A estrutura vai abastecer todo o local com energia sustentável, além de proporcionar economia de aproximadamente R$ 1 milhão anual em energia elétrica. 


Imagem
Com 614 confirmações, região de Maringá é a que mais tem casos de dengue no PR
A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) divulgou nesta terça-feira (21) o novo boletim semanal da dengue com 418 novos casos da doen&cced
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo