O Cemitério Municipal São Lucas, em Ibiporã, espera receber cerca de 30 mil pessoas nesta quarta-feira (02/11), Dia de Finados. A segurança será reforçada e funcionários vão orientar os visitantes sobre a localização dos jazigos. O horário de funcionamento será das 6 às 20 horas. Missas também estão programadas a partir das 7, 9 e 17 horas.
A Divisão de Cemitérios da Prefeitura Municipal de Ibiporã informa que a lavagem dos túmulos será permitida até terça-feira (01/11), o dia todo, das 7 às 20 horas. A orientação é que os visitantes utilizem apenas baldes. Não será permitida a entrada com mangueira. "Permitiremos a entrada de vasos de flores artificiais e naturais, desde que sem o plástico que as envolve, pois podem acumular água e ajudar na proliferação do mosquito da dengue", orienta o coordenador da Divisão de Cemitérios, Paulo Ribeiro.
Como todos os anos, o São Lucas passou por melhorias, tais como pintura dos muros, calçadas e meio fios, serviço de roçada e varrição. Recentemente, as três salas de velório ganharam aparelhos de ar condicionado, cortinas de ar, bebedouros e novos paramentos (mesas mortuárias, altares, porta-livro de presença e carrinho de transporte de urna funerária).
Leia mais:
Bairros de Cambé ficam sem água neste sábado após manutenção elétrica e rompimento de rede
Confira 10 dicas de segurança para ver os shows do Verão Maior Paraná
UEM terá mais de 9 mil candidatos para o vestibular de verão 2024 neste domingo
No Paraná, EPR Litoral Pioneiro começa a instalação de radares em rodovias
Um bebedouro também foi colocado à disposição dos visitantes na área de acesso aos jazigos. Em 2015 foi realizada a reforma do escritório para atendimento ao público, construção de um novo ossário com 110 caixas, 13 jazigos de três lugares cada e troca do telhado da entrada do cemitério.
O cemitério municipal possui cerca de cinco mil jazigos e 19.236 sepultados. O município não cobra taxa de manutenção das famílias que possuem a concessão dos túmulos, apenas taxa de sepultamento. A administração do espaço realiza o empréstimo das gavetas por três anos. Depois deste período os restos mortais são remanejados para o ossário.