Paraná

Ibama apreende camarões e multa barcos no litoral

28 abr 2001 às 11:50

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu nesta sexta-feira mais 40 quilos de camarão no Litoral do Estado. Essa foi a terceria operação realizada para coibir a pesca em época de defeso (período de reprodução) na região. Nas três operações, realizadas em conjunto com a Polícia Florestal, o Ibama apreendeu 600 quilos do produto e já aplicou cerca de R$ 30 mil reais em multa. A época do defeso começou em março e encerra no dia 31 de maio.

Na operação, foram autuados os pescadores Antônio da Silva e Ademir de Oliveira, ambos de Paranaguá. Segundo o Ibama eles seriam responsáveis por todo o volume do produto apreendido ontem. O camarão foi encontrado há poucos metros de onde estava a embarcação, submerso na água. Os pescadores foram encaminhados à Polícia Federal e vão responder à inquérito judicial.

Os pescadores abordados afirmam que barcos pesqueiros vindos de Santa Catarina e São Paulo continuam pescando na região. Na semana passada, em blitz semelhante, o Ibama apreendeu ceca de 150 quilos de camarão em barcos catarinenses e paulistas atracados em frente à Praia Deserta, na Ilha do Superagui e em Guaraqueçaba. Os pescadores utilizavam a técnica do arrasto, que desrespeita tamanhos de peixe e espécies e extinção.


Continue lendo