Todos os pontos monitorados pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), na Costa Oeste e região Norte, apresentam boas condições de balneabilidade. Os resultados divulgados mostram que os 16 pontos nas praias artificiais do Lago de Itaipu estão próprios para banho, bem como o único ponto monitorado na represa Capivara, localizado no terminal turístico municipal de Primeiro de Maio.
Os locais monitorados na Costa Oeste são: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu; São Miguel do Iguaçu; Itaipulândia; Missal; Santa Helena, Entre Rios do Oeste e Marechal Cândido Rondon. Na região Norte o monitoramento da balneabilidade é feito no rio Paranapanema.
O secretário do Meio Ambiente e Recurso Hídricos, Jorge Augusto Callado Afonso, explica que os resultados da balneabilidade na Costa Oeste e região Norte se deve à proteção das margens dos rios utilizados para recreação.
"São regiões que possuem a mata ciliar preservada, garantindo a qualidade da água para o lazer da população", afirmou (com AEN).