Policiais militares pertencentes ao Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) constataram o corte 48 hectares de mata nativa, na cidade da Lapa, na região Sul do Paraná. O responsável pelo crime ambiental foi autuado em R$ 514,5 mil, após a ação realizada de sexta-feira (30) a terça-feira (4).
A ação teve início na última sexta quando, após denúncias anônimas, os PMs se deslocaram até a localidade de Palmital de Cima, na Lapa para verificar tais denúncias. Quando chegaram lá, constataram o corte ilegal de mata nativa, porém o responsável por esses cortes não foi encontrado.
Dando continuidade ao caso, na terça-feira (04), o infrator se apresentou no Posto do BPAmb na Lapa. Ele foi autuado em R$514,5 mil e o Ministério Público foi informado da ocorrência para que as medidas legais ao caso fossem tomadas.
"Na vegetação destruída continha espécies ameaçadas de extinção, como a Imbuia, Pinheiro e Araucária o que agrava em 50% no valor da multa aplicada. Os 48 hectares correspondem a 64 campos oficiais de futebol", afirma o Tenente Marcel Elias dos Santos.
As madeiras foram apreendidas e possivelmente serão destinadas para doação. Segundo a legislação ambiental a pena para quem comete esse tipo de crime é de 1 a 3 anos de detenção.