Paraná

Governo lança serviço de cadastro de animais

03 dez 2018 às 10:23


O Governo Digital passa a oferecer gratuitamente uma nova ferramenta para os paranaenses que têm animais de estimação: o Pet Amigo - cadastro estadual de animais. Na plataforma, principal portal de acesso aos serviços do Estado, está disponível o formulário para registrar o animal. Podem ser cadastrados gatos, cachorros, répteis, roedores, equinos, furões e outros animais domésticos ou domesticados.

O serviço foi lançado neste domingo (2) no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, pela governadora Cida Borghetti. Durante o lançamento, a governadora caminhou pelo Parcão - espaço atrás do MON onde as pessoas levam seus pets para passear - distribuiu panfletos com informações sobre a nova ferramenta e convidou os presentes a fazer o cadastro. Havia computadores dispostos na parte externa do museu, além de técnicos do Estado explicando o funcionamento da novidade.


De acordo com o coordenador do Governo Digital, Marco Aurélio Barbosa, o registro formará um grande banco de dados com os animais sob tutela de humanos no Paraná. Também está disponível o campo para o número do chip eletrônico, vendido por clínicas veterinárias. Esse dispositivo, implantado sob a pele do animal, contém informações sobre procedência e um número de identificação. Nesse caso, quem encontrar o bicho pode levá-lo a uma clínica veterinária ou petshop que tenha equipamento para ler os dados do chip.


Esse serviço integra o Governo Digital à Rede Estadual de Direitos Animais - Reda, coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema). A rede é composta por 14 secretarias e empresas do governo estadual e pelo Conselho Estadual de Direitos Animais (Ceda), que reúne representantes do Estado e de organizações da sociedade civil de todas as regiões do Paraná.


O Governo Digital é a principal ferramenta de facilitação para o acesso dos cidadãos aos serviços do Governo do Paraná. São mais de 3 mil serviços disponibilizados aos cidadãos, tanto estaduais quanto federais, que vão do pagamento do IPVA até consulta aos assuntos relativos à habilitação e ao Bolsa Família.

Para ter acesso personalizado à plataforma, é necessário ter a Identidade Digital, disponível para quem fez recentemente uma coleta biométrica por meio da emissão de documentos como a Carteira Nacional de Habilitação ou a Carteira de Identidade. Quem ainda não fez, é só procurar os postos e totens do Detran ou do Instituto de Identificação do Paraná para fazer o cadastro.


Continue lendo