O governo do Paraná deve investir R$ 124 milhões na construção de um eixo metropolitano de transporte coletivo, que vai ligar os 26 municípios da região de Curitiba, entre Almirante Tamandaré e Fazenda Rio Grande.
O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira pelo secretário estadual dos transportes, Edson Strapasson, durante a reunião do secretariado do governador Roberto Requião.
O eixo passará por fora da BR-116 e tem o objetivo de reduzir a dependência de Curitiba na interligação com os municípios da região metropolitana. Segundo a rádio CBN, o projeto deve ficar pronto em cinco meses, e o início das obras pode ocorrer ainda em 2003.
De acordo com informações da Agência Estadual de Notícias, devem ser construídos 18 novos terminais de ônibus nos 75 quilômetros do eixo, que, em sua maioria, passará sobre ruas já existentes.
O governo também anunciou a construção de um novo corredor de transporte entre a capital e o município de Fazenda Rio Grande. Esse novo corredor deve atingir principalmente o bairro Umbará, formado por muitas casas históricas, de madeira, e cuja principal atividade é a agricultura.
Como o projeto do governo estadual inclui o alargamento de ruas e a implantação de viadutos e trincheiras, muitas famílias dessa região podem ser transferidas para outros locais.