Uma cena rara foi vista na manhã desta terça-feira (27) na "escolinha" do governo estadual: o governador Roberto Requião arrancou aplausos da plateia por chorar ao comentar projetos sociais em bairros carentes de Curitiba e região.
A reportagem do site Bem Paraná, que acompanhou a reunião, relatou que o governador o "incidente" começou após a exibição de um vídeo produzido pela TV Paraná Educativa, que atribuía à Prefeitura de Curitiba parcela de culpa pela situação de "abandono" na Vila Icaraí - cenário de chacina que deixou oito mortos no último dia 3 de outubro.
"O VT (videoteipe) é muito bom, mas não é uma questão da Prefeitura, e sim de todos nós, da Prefeitura, do Estado, e da União. Ao invés de transformar isso em lamento político, em grito eleitoral, vamos continuar os projetos Osternack e Zumbi", disse o governador.
Já com lágrimas nos olhos, ele acrescentou: "Vamos nos inspirar na Dona Graça", referindo-se a uma das personagens mostradas no vídeo. Neste momento, Requião parou de falar, aparentemente emocionado, e foi aplaudido por seus pares.
O Projeto Segurança Social é desenvolvido pela Polícia Militar na Vila Osternack, Alto Boqueirão, e na Vila Zumbi dos Palmares em Colombo, no qual a segurança é combinada com ações sociais como cursos profissionalizantes gratuitos. (Informações do site Bem Paraná).