Paraná

Governador instala no Tatuquara a 9ª UPS de Curitiba

04 out 2012 às 13:08

O governador Beto Richa participou nesta quinta-feira (4) da instalação oficial da Unidade Paraná Seguro (UPS) da Vila Ludovica, no bairro Tatuquara, em Curitiba. A base do policiamento comunitário é a nona já instalada na capital. "O Governo do Estado está cumprindo a obrigação de garantir mais segurança e qualidade de vida para os cidadãos paranaenses", disse Richa.

A nova UPS contará com 30 policiais militares e agentes da Guarda Municipal, que ficarão permanentemente no local para o atendimento de 52,8 mil habitantes.


O Tatuquara, onde vivem 8.500 pessoas, de acordo com o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fica na divisa com o município de Araucária, na região metropolitana, e foi escolhido por concentrar altos índices de homicídios e envolvimento com droga. Somente neste ano foram registrados no bairro 34 homicídios dolosos, que correspondem a 7,9% do total de casos desse tipo de crime na cidade.


Implantação – A unidade do Tatuquara começou a ser implantada na madrugada de segunda-feira (1), com a participação de 154 policiais militares, 40 viaturas, além de 27 integrantes da Guarda Municipal. Segundo o comandante geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Roberson Bondaruk, na ação foram abordadas 1,4 mil pessoas e revistados 186 veículos. "Também executamos um mandado de prisão e uma pessoa foi detida", destacou.


Em ações prévias da Polícia Civil, realizadas na região da nova UPS nos últimos três meses, foram presas 17 pessoas, entre homicidas e traficantes e cumpridos mandados de busca e apreensão que resultaram na apreensão de meio quilo de cocaína, quatro armas de fogo e 162 munições.


Unidades - Em Curitiba, já foram instaladas UPSs na Vila Sandra, Vila Sabará, Vila Verde, Caiuá e Vila Nossa Senhora da Luz – todas na CIC – e nos bairros Uberaba, Parolin e Sítio Cercado. A próxima unidade, prevista para novembro, será no bairro Cajuru.


De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública, Cid Vasques, o programa prevê, no total, a contratação de 12 mil policiais, compra de 3,2 mil viaturas com tecnologia embarcada, implantação de 400 módulos móveis, construção de 95 delegacias e implantação de novos batalhões da Polícia Militar. "Em todo o Estado está em prática uma nova visão de segurança pública, pautada no respeito pelo cidadão e ações efetivas de combate à criminalidade".


Londrina - Segundo o subcomandante-geral da PM, os oficiais e sargentos de Londrina já estão estagiando em Curitiba para saber como funciona o projeto. A instalação da UPS na cidade, a primeira fora da Capital, deve ocorrer até o fim do ano.

"A implantação é o mais fácil. Depois é que começam as dificuldades. Precisamos, em parceria com a prefeitura, atender toda a demanda da sociedade, que estava desassistida pelo poder público", disse.


Continue lendo