Paraná

Funcionários do INSS podem retomar a greve

21 jul 2001 às 14:28

Pelo menos 200 integrantes de delegações estaduais dos trabalhadores da Previdência Social estão reunidos em Brasília, em uma plenária nacional para discutir os rumos do movimento da categoria por reajuste salarial. Segundo o secretário de Organização do Sindiprev, Hélio de Jesus, a tendência é de que os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) optem por retomar as paralisações, desta vez, por tempo indeterminado. A decisão pode ser tomada segunda-feira.

Nesta semana, os trabalhadores fizeram uma greve durante 72 horas, fechando agências em quase todo o País. As entidades que representam a classe deverão organizar assembléias em todos os estados para repassar as deliberações discutidas na plenária aos demais servidores.


Segunda-feira, uma comissão de trabalhadores do INSS se reúne com representantes do governo, em Brasília, para cobrar os encaminhamentos da proposta salarial. "O governo sinalizou que está disposto a negociar, mas na prática ainda não aconteceu nada", afirmou Hélio.

Os servidores estão sem reajuste de salário há sete anos, com uma defasagem calculada em 75,43%. Eles pedem, ainda, a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), que elevaria as remunerações em 47,11%.


Continue lendo