Começa nesta terça-feira (3) no Parque de Exposições Getulio Ferrari de Campo Mourão, a 17º Festa Nacional do Carneiro no Buraco, Exposição feira, Agropecuária, Comercial e Industrial. O evento segue até domingo (8) quando será servido o prato típico do Município.
Após a abertura oficial da Festa tem lançamento de CD da Banda do Buraco no palco da Lona Cultural e show com a dupla Maurício e Mauri no Palco de Shows, entre outras diversas atrações pelo Parque.
A expectativa dos organizadores é que a Festa recebe este ano 150 mil pessoas, com o ponto alto das festividades acontecendo no domingo (8) com o almoço do prato típico do Município sendo servido para 9 mil pessoas. Durante todo a semana haverá dezenas de atrações gratuitas para o público que vão de shows à rodeios, parque de diversões, exposições diversas, leilões e shopping de animais, espetáculo Guardião do Fogo, pavilhão de artesanato, feira de Sabores, entre outros.
Cento e cinqüenta tachos serão preparados para esta 17ª Festa Nacional do Carneiro no Buraco que recentemente foi destaque na Revista Seleções The Reader´s Digest apontada entre as 100 mais do Brasil, e recebeu o Troféu Cataratas, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo- seccional Paraná- categoria Evento do ano.
A história do Carneiro no Buraco
A iguaria foi criada em 1962 (durante o período de disputa da Copa do Mundo no Chile) por três pioneiros da cidade, depois de assistirem a um filme em que vaqueiros preparavam alimentos sobre brasas, dentro de um buraco cavado no chão. Ênio Queiroz, Joaquim Teodoro de Oliveira e Saul Ferreira Caldas - todos já falecidos - resolveram experimentar o peculiar sistema, mas as primeiras tentativas foram frustradas. Ora os ingredientes não ficavam cozidos, ora era impossível consumir por estar impregnado pela fumaça. Também não foi fácil acertar a melhor combinação entre legumes, tubérculos, condimentos, carne e até fruta. Mas valeu a curiosidade e persistência.
Receita
Ingredientes para um tacho:
27 quilos de carne de carneiro de média idade
2 quilos de tomate - miúdos
3 quilos de batata doce
3 quilos de mandioquinha salsa
2 quilos de chuchu
2 quilos de cenoura
½ quilo de pimentão
1 quilo de vagem
1 quilo de mandioca
1,5 quilo de maçã vermelha - miúdas
2 quilos de abobrinha -
2 quilos de cebola - miúdas
Temperos:
sal (815 g)
pimenta do reino (10 g) -
óleo (300 ml) - vinagre de vinho (1,2 litro) -
ajinomoto (100 g)
salsinha (2 maços)
cebolinha (2 maços
alho (300 g)
shoyu (250 ml)
Modo de preparo
O prato típico de Campo Mourão é cozido em um buraco de 1,50 metro de profundidade e abertura de 1,05 metro, com dois metros cúbicos de lenha seca e um tacho de 30 polegadas, com tampa metálica. Os ingredientes do tempero são batidos no liquidificador, a carne cortada em pedaços pequenos deve permanecer por três horas na vinha. No tacho untado, a primeira camada é sempre de chuchu e abobrinha. Em seguida, alternam-se as camadas de carne e legumes. No final, colocam-se por cima os tomates, as cebolas e maçãs, inteiros.
O restante do tempero que sobrou da vinha é despejado no tacho por cima de todos os legumes. Após a queima de dois metros de lenha no buraco, por um período de seis horas, é descido o tacho, que fica sobre as brasas e coberto com uma tampa metálica e vedado com terra. Ganchos especiais são usados na colocação e retirada do tacho. Após seis horas, a iguaria está pronta. O pirão é preparado com caldo retirado do tacho e farinha de mandioca torrada, além de cheiro verde e pimenta a gosto.
O Carneiro no Buraco é servido acompanhado ainda de arroz branco e salada de almeirão. Pode ser acompanhado de vinho, cerveja ou refrigerante. Um tacho dá para cerca de 60 pessoas. Tempo de preparação: aproximadamente 12 horas. Fonte: Clube da Panela – responsável pela Cozinha Única "Tony Nishimori".