Municípios do Interior e Litoral do Estado são os destinos mais procurados durante o final de semana prolongado. O feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, comemorado neste dia 12, levou muita gente para estrada. Da rodoferroviária de Curitiba, por exemplo, somente nesta quinta-feira saíram 830 ônibus, levando cerca de 30 mil passageiros. Para a sexta-feira, a estimativa é de que mais 600 ônibus deixem a cidade, com outras 20 mil pessoas.
Desse total, 45% dos passageiros têm como destino o Interior. Cerca de 15% dos vão para o Litoral, 20% para Santa Catarina, 12% para São Paulo e cerca de 8% para outros estados. O movimento é 24% maior em relação ao mesmo período do ano passado.
Uma das estrada mais movimentadas é a BR-277, entre Curitiba e Litoral. A previsão da Ecovia - concessionária que administra o trecho -, é de que até domingo cerca de 45 mil veículos desçam a Serra do Mar. Hoje o movimento deverá ser mais intenso entre 8 e 12 horas, com 2 mil carros/hora. No domingo, o movimento de veículos retornando a Curitiba deverá começar a partir das 10 horas, com pico previsto para às 17 horas. A partir desse horário cerca de 3 mil carros deverão estar subindo a serra a cada hora.
Quem sai da Capital em direção ao Lirotal vai enfrentar congestionamento na altura do km-76, da BR-277. Nesse trecho, de 400 metros, o tráfego continua sendo feito em única pista, em função das obras de controle de cheias da Bacia do Alto Iguaçu. A recomendação da Ecovia é que os motoristas procurem trajeto alternativo, seguindo pela Avenida das Torres até a Avenida Rui Barbosa, em São José dos Pinhais.
Clima - O feriado começa com sol e poucas nuvens em Curitiba e nas regiões Sul, Oeste e Sudoeste. Na Capital, a partir de sábado, o tempo se mantém parcialmente nublado e no domingo pode chover. As temperaturas variam de 14 a 28 graus. No Litoral e Norte do Estado, a previsão do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) é de nebulosidade e chuvas fracas de hoje a domingo, com temperaturas variando de 18 a 30 graus.