Paraná

Famílias do Rio Atuba serão relocadas

01 ago 2001 às 09:22

A Cohab (Companhia de Habitação de Curitiba) está cadastrando as famílias que moram na faixa não edificável do Rio Atuba, em área de ocupação irregular no Cajuru. O cadastro é uma preparação para a relocação dos moradores, que devem ser transferidos, até o ano que vem, para loteamentos regulares no próprio bairro.

A relocação é uma das ações previstas no projeto da "Operação Cajuru", de estruturação urbana e desenvolvimento econômico e social. O projeto é uma complementação do Linhão do Emprego e tem financiamento do BNDES (banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).


As famílias cadastradas construíram suas casas na faixa de 50 metros do Rio Atuba, considerada pela legislação ambiental como área não edificável e de preservação obrigatória. Após a remoção das famílias, ela dará lugar a um parque para evitar nova ocupação.

Uma das finalidades do cadastro é possibilitar a elaboração do perfil sócio-econômico dos moradores. As entrevistas estão sendo feitas de casa em casa, e o questionário preenchido pelas assistentes sociais inclui informações como composição familiar, escolaridade, ocupação, renda, origem da família e tempo de permanência na área.


Continue lendo