Paraná

Fábrica clandestina de baterias é descoberta em Faxinal

26 out 2013 às 17:10

Uma fábrica clandestina de baterias para automóveis foi descoberta pela Polícia Ambiental na tarde da última sexta-feira (25). A empresa funcionava em uma casa na rua São Paulo, em Faxinal (76 km de Apucarana).

Os agentes chegaram até o local por meio de uma denúncia anônima. Na residência foram encontrados equipamentos e produtos para derretimento e manipulação de chumbo e ácidos utilizados nas baterias.


O produto era vendido para proprietários de carros, caminhões e maquinas agrícolas. Os resíduos sólidos e líquidos da desmontagem e recarga das baterias eram despejados em uma fossa doméstica, contaminando todo o solo das redondezas.


Os funcionários da fábrica não possuíam os equipamentos de proteção pessoal (EPI) adequados ao trabalho ali realizado. Além disso, crianças também auxiliavam juntando partes das baterias e outros materiais envolvidos no processo.


Não foi encontrada qualquer licença que permitisse a operação. O proprietário não foi encontrado na fábrica e está foragido da polícia.

A Promotoria do Meio Ambiente de Faxinal e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) iniciam na segunda-feira (28) um levantamento para averiguar o impacto ambiental no local.


Continue lendo