Os mais de 100 mil pedestres que passam diariamente pelo calçadão da rua XV de Novembro vão se deparar com uma grande exposição que faz parte da conferência MOP8 da ONU sobre diversidade biológica.
Fotos imensas de Curitiba, imagens que remetem ao conceito de biodiversidade, referências aos programas ambientais que tornaram Curitiba reconhecida dentro e fora do país, sons naturais dos biomas brasileiros e muita informação estarão à mostra no meio do calçadão. É o projeto Nosso Ambiente, que também vai ser levado às seis Ruas da Cidadania no próximo dia 20.
A exposição foi organizada pela equipe do Comitê de Preparação Local para as conferências COP e MOP, da ONU, que ocorrerem em Curitiba entre os dias 13 a 31 de março.
Os sons de diversos habitats são um dos importantes elementos da estrutura metálica de 12 metros de altura montada para a exposição. O chão é coberto de flores produzidas no horto do Guabirotuba e 50 imagens de Curitiba revelam um pouco da cidade. Um telão de quatro metros quadrados mostra imagens do programa Google Earth, que permite a visualização de imagens de qualquer lugar do planeta, por satélite.
Entre a Praça Osório e a Travessa Oliveira Bello também há três blocos de painéis com desenhos que levam o observador a uma viagem desde a concepção de Universo, Via Láctea, Sistema Solar, o planeta Terra, passando pelo Brasil e seus biomas, o Paraná, a Região Metropolitana e Curitiba.
A cidade, sua história e um breve relato sobre a ocupação de Curitiba estão do outro lado dos painéis. Também estão os projetos que fazem parte da política ambiental da cidade. Uma imensa maquete de Curitiba também faz parte da exposição.