Paraná

Estudantes tentam invadir Palácio Iguaçu durante protesto

30 abr 2015 às 14:33

Centenas de estudantes iniciaram um protesto por volta das 13h desta quinta-feira (30) em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba, em apoio aos professores feridos pela polícia no confronto registrado durante toda a tarde de quarta-feira (20) no entorno da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Parte dos manifestantes tentou invadir o Palácio Iguaçu e acabou repreendida pelos seguranças do local.

A concentração de estudantes continuava na entrada do Palácio Iguaçu durante a tarde. Os manifestantes entoam diversos gritos contra o governador Beto Richa e a favor dos professores.


Um grupo de estudantes baixou a bandeira do Paraná no Centro Cívico e em seguida a deixou a meio mastro, junto com um pano preto, simbolizando luto pelo Estado.


O protesto dos estudantes ganhou o apoio de dezenas de professores no final da tarde, que foram até o Centro Cívico com um carro de som para discursar contra a ação policial doa dia anterior.


Histórico


O protesto de ontem foi motivado pela discussão do projeto de lei, de autoria do Governo do Estado, que altera o sistema de custeio do ParanaPrevidência, o fundo previdenciário dos servidores públicos.


A Alep foi cercada por policiais militares, que atacaram os manifestantes com balas de borracha e bombas de efeito moral enquanto os deputados discutiam e aprovavam o polêmico projeto em segundo e terceiro turnos.

De acordo com informações do Samu, mais de 200 pessoas ficaram feridas na ação policial.


Continue lendo