A editora Studio Nobel lançou esta semana o livro "Espirais de Madeira: uma História da arquitetura de Curitiba, do arquiteto Irã Taborda Dudeque". A obra tenta compreender o papel da arquitetura no processo de afirmação cultural, política e econômica que Curitiba de 1920 a 1990.
A narrativa do autor parte de um conjunto de idéias literárias e artísticas (que formariam um quadro de referências simbólicas), e acompanha os desenvolvimentos destas idéias na política, na economia e na arquitetura. "Assim, a arquitetura de Curitiba serviu como um corpo documental para tentar aclarar e compreender as pessoas que fizeram e fazem a cidade de Curitiba e, por conseguinte, o Estado do Paraná e o Brasil", descreve Irã Dudeque. "A pretensão é que, entendendo-se esse processo histórico, fique mais claro o valor cultural da arquitetura produzida, ao mesmo tempo que se possa entender algumas das razões que levaram ao reconhecimento dos arquitetos por parte de uma sociedade", explica o autor.
Nascido em 1968, Irã Taborda Dudeque é arquiteto e urbanista (PUC-PR,1994), historiador (UFPR, 1992), mestre em arquitetura (FAUUSP, 2000) e doutorando (FAUUSP). Professor do curso de Arquitetura & Urbanismo da PUC-PR e da UNICENP, é autor do livro "Cidades Sem Véus – doenças, poder e desenhos urbanos" (Champagnat, 1995).
Leia mais:
Nova lei elimina reteste e permite reagendamento gratuito de exames no Detran em 30 dias
Região Sul do Brasil tem previsão de tempestade para o final de semana
UEM divulga edital para a contratação de 65 professores por meio de teste seletivo
BR-376 em Sarandi será interditada para obra de novo viaduto no domingo
O livro é resultado de projeto realizado pela Olaria Projetos de Arte e Educação incentivado pela Siemens através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba, resultado de pesquisa realizada pelo programa de pós-graduação da FAUUSP, com apoio da FAPESP e distribuição da Editora Studio Nobel. Foram produzidos três mil exemplares e parte desta tiragem está sendo destinada à doação para bibliotecas, escolas de arte, universidades e outras entidades. O livro tem 440 páginas em papel couchê e o preço sugerido é de R$ 45.