Paraná

Empresa é notificada por poluir o Parque do Ingá

30 mai 2003 às 08:48

A lavanderia de uma indústria de roupas foi responsabilizada pelo lançamento de resíduos no interior do Parque do Ingá, reserva florestal localizada no centro de Maringá.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente notificou a empresa nesta quinta-feira. A lavanderia está sujeita a multa diária de R$ 3 mil caso descumpra a ordem de interdição a partir desta sexta-feira.


A gerente de controle ambiental da secretaria, Marcela Nogueira, disse que há algum tempo os técnicos tentavam descobrir o responsável pelo lançamento de efluente nas galerias de águas pluviais que desembocam no parque.


''Nós percebemos o lançamento de esgoto industrial no Parque do Ingá e a partir daí os funcionários abriram as galerias em busca da origem'', disse.


A secretaria exige o tratamento da água e o lançamento direto na rede de esgoto.


Conforme o proprietário da Babylu Indústria de Roupas, Humberto Carlos Macedo, o projeto ambiental da empresa está em andamento na secretaria.


Macedo afirmou que os donos das lavanderias da cidade se reuniram no Sindicato do Vestuário com o objetivo de pleitear da prefeitura um terreno para a construção de um condomínio.

O proprietário disse que os custos para tratamento dos resíduos são altos mas não precisou os valores e que o condomínio facilitaria o trabalho para adequação das normas ambientais.


Continue lendo