Paraná

Empresa assume contaminação de água

13 dez 2001 às 09:24

O diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Antonina, no Litoral do Estado, Paulo Roberto Broska, confirmou ontem que a água encanada do município está contaminada e, por isto, tem provocado o surto de diarréia que já atingiu 614 moradores do município. Novas amostras do produto e de fezes dos infectados foram enviados ao Instituto Adolpho Lutz, em São Paulo, e Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, para detectar o agente causador da contaminação, que ainda é desconhecido. O resultado deve ser divulgado amanhã. A hipótese mais provável é que a contaminação esteja sendo provocada por protozoários.

‘Como a nossa fonte de abastecimento fica uma área de mananciais na Serra do Mar, acredito que algum animal tenha defecado e contaminado a rede’, admitiu Broska. Ele descartou a hipótese do surto estar sendo provocado pela bactéria eschechiria coli. ‘A quantidade de cloro livre é de 1,5 mililitros (ml) para cada 10 mil de água, quantidade que elimina qualquer tipo de bactéria.
‘Enquanto não conhecermos o causador dos sintomas não temos como eliminá-lo da água’, diz Broska. Com isso, ele pede à população que tome somente água filtrada ou fervida, além de não comer alimentos crus.

Leia a matéria completa na Folha de Londrina/Folha do Paraná


Continue lendo