O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná iniciará ainda em novembro o cadastramento de eleitores de Curitiba, para uso da urna biométrica, que usa identificação de eleitores por meio de impressões digitais.
"Curitiba será a primeira capital brasileira a usar este sistema, já nas próximas eleições, em 2010. Por isso pedimos apoio à Prefeitura, para divulgação nas escolas e também para ceder servidores para colaborar no processo de cadastramento", disse o desembargador Jesus Sarrão.
O sistema biométrico de identificação do eleitor, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), está em testes de desempenho há mais de um ano e já foi usado em eleições em pequenas cidades. Nesta primeira etapa, em Curitiba, um grupo de 95 mil eleitores, pertencentes à 176ª Zona Eleitoral, que envolve os bairros do Prado Velho, Parolin e Guaíra, poderão votar por meio deste sistema. Estima-se que, em oito anos, todos os eleitores brasileiros poderão votar em urnas biométricas, tornando o sistema ainda mais seguro, porque elimina a possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro.
Para fazer o recadastramento, o eleitor precisará comparecer à sede do Tribunal Regional Eleitoral, na Rua João Parolin, 55, no bairro Prado Velho, portando a Carteira de Identidade, um comprovante de endereço e o título de eleitor. O prazo de cadastro deve ser aberto no final de novembro e terminar em 5 de maio. O novo sistema usa um equipamento para fotografar os eleitores e coletar impressões digitais.