Paraná

Educação volta atrás e não suspende leite investigado

27 mai 2013 às 15:08

Apesar das investigações da Operação Leite Compen$ado, a Secretaria Estadual de Educação (Seed) voltou atrás nesta segunda-feira (27) e não confirmou a suspensão do produto captado pela Cooperativa Central de Captação de Leite – Coopleite – que integra a merenda escolar das escolas estaduais do Núcleo Regional de Londrina. O Ministério Público (MP) do Rio Grande do Sul apura a adulteração do leite com adição de água, ureia e formol.

Na última sexta-feira (24), a Seed havia informado ao Portal Bonde que o leite investigado, distribuído pela Confepar, estava suspenso até o resultado das amostras coletadas. "A distribuição de leite da Coopleite está suspensa até que se tenha o resultado das análises solicitadas à ANVISA Estadual por esta Secretaria", informou a assessoria de imprensa da Seed.


"A posição da Secretaria Estadual de Educação sobre a distribuição do leite da Coopleite é de suspender a entrega até que se tenha os resultados das análises solicitadas à Secretaria Estadual de Saúde, e em caso de resultados positivos, tomar as medidas cabíveis", acrescentou na última sexta-feira (24).


No entanto, a Secretaria divulgou no início da tarde desta segunda-feira (27) que a retirada do leite investigado da merenda escolar só será confirmada após a resposta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). "Ainda não houve decisão de suspender o fornecimento do leite da Coopleite. A medida só será tomada após resultado das análises solicitadas à Secretaria Estadual de Saúde, previsto para esta semana", afirma em nota enviada à imprensa.

A Seed ainda esclarece que "na programação da merenda desta semana não haverá fornecimento de leite, conforme o calendário escolar." Procurada pela reportagem, a Seed explicou que nenhuma marca de leite será distribuída por uma questão de "logística" já prevista no planejamento anual. Além disso, a Secretaria informou que aguarda o resultado das amostras até quarta-feira (29).


Continue lendo