Paraná

Delegacias de Piraquara e Colombo sofrem tentativa de fuga

08 jan 2001 às 16:23

Delegacias superlotadas e pouco policiamento levam a mais duas tentativas de fuga na Região Metropolitana de Curitiba. Em Colombo, onze presos conseguiram escapar no final da tarde de domingo, depois de abrir uma das celas e imobilizar o carcereiro. Logo depois, em Piraquara, uma tentativa de fuga acabou frustrada.

"Sempre corremos risco de fugas porque as delegacias têm excesso de presos e o número de policiais é muito pequeno", diz o superintendente da Delegacia de Colombo, Fernando Itajara Cardoso de Lima. No momento da fuga, a delegacia tinha 41 presos, quando sua capacidade é de 24 pessoas divididas em seis celas.


A fuga aconteceu por volta das 19 horas. Dois policiais faziam plantão no dia, mas um havia saído, no momento em que o investigador Carlos Roberto dos Santos estava encaminhando um rapaz para o setor de carceragem.


Quatro presos foram recapturados ainda na noite de domingo, na Rodovia da Uva, que liga Colombo a Curitiba. Eles estavam em um Kadet, roubado a poucos quilômetros da Delegacia e foram pegos pela Polícia Militar, que havia sido acionada pelo proprietário do veículo Pedro Gonçalves. Houve troca de tiros e Marcelo Simeão de Oliveira foi atingido nas costas, sendo encaminhado a hospital e liberado em seguida.

Em Piraquara, a tentativa de fuga ocorreu entre 21 e 22 horas. A delegacia tem capacidade para oito pessoas dividas em duas celas, mas estava com 31 presos, sendo 28 homens e três mulheres. Os detentos chegaram a arrebentar os cadeados, mas foram ouvidos pelo investigador Luis Gonzales, que chamou reforços e conseguiu evitar que abrissem também a porta de acesso geral à carceragem.


Continue lendo