Curitiba é uma das cidades com a melhor infra-estrutura do país, fator decisivo na atração de investimentos. De acordo com levantamento da consultoria paulista Simonsen Associados, publicado em edição especial da revista Exame, Curitiba é a terceira cidade com melhor infra-estrutura do país, à frente de importantes capitais como Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte.
Entre os itens levados em conta pelo levantamento estão a localização, a infra-estrutura de transporte, saneamento, frota de veículos, consumo de energia e o papel que exercem na economia do país. À frente da capital paranaense estão apenas São Paulo, primeiro lugar no ranking, e Rio de Janeiro.
Para o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (Curitiba S.A.), empresa responsável pelos projetos de desenvolvimento empresarial e econômico do município, Juraci Barbosa Sobrinho, a cidade possui infra-estrutura que a habilita a receber empresas de qualquer porte, principalmente as de alta tecnologia.
Prova disso, segundo Juraci, é que a cidade é sede de empresas como a Kraft Foods e a Siemens que instalaram na cidade centros próprios de pesquisa de novas tecnologias que são levadas para várias regiões do país.
Com uma população de 2,7 milhões de habitantes, Curitiba conta com excelentes sistemas de transporte público e planejamento urbano que são referências no mundo, além de infra-estrutura de comunicação, indicativos para atrair novos negócios.