Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Encaminhada para cuidados

Coruja ferida é resgatada em Pitanga por equipe do IAT

Redação Bonde com AEN
06 mai 2023 às 16:18

Compartilhar notícia

- AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A equipe de técnicos do IAT (Instituto Água e Terra) do Núcleo Regional de Pitanga, região central do Paraná, resgatou nesta quinta-feira (04) uma coruja da espécie Asio stygius, popularmente conhecida como coruja-do-diabo ou mocho-diabo.


Encontrada na área urbana do município, a ave estava com ferimentos pelo corpo e foi prontamente encaminhada ao CAFS (Centro de Apoio à Fauna Silvestre), que funciona dentro da clínica veterinária da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) em Guarapuava. A coruja recebeu os primeiros atendimentos e segue internada para tratamento. Após a reabilitação, se estiver apta, a ave será devolvida à natureza.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Imagem
Adolescente morre eletrocutado durante chuva em Curitiba
Um adolescente de 17 anos morreu eletrocutado enquanto tentava se proteger de uma forte chuva em Curitiba na noite de quinta-feira (4).


A espécie é facilmente identificada pela íris amarelada nos olhos, e dois tufos longos no topo da cabeça. Entre os olhos apresenta uma mancha clara em formato de gota. O corpo tem coloração marrom-escura a preto, com peitoral cinza amarronzado. Se alimentam majoritariamente de pequenos mamíferos, aves e também de insetos. Atualmente no Paraná a espécie não é ameaçada de extinção e está presente nas regiões Sudeste e Sul do País.

Leia mais:

Imagem de destaque
Projeto ainda está no papel

Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário

Imagem de destaque
Região

Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti

Imagem de destaque
Norte Pioneiro

Veículo de Londrina se envolve em colisão com morte em Ibaiti

Imagem de destaque
Sessenta formandos

Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras


A atenção e o cuidado com a fauna paranaense é uma das principais atribuições do IAT, órgão vinculado à Sedest (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável). Desde 2019, os escritórios regionais do órgão ambiental registraram mais de 32 mil ocorrências relacionadas a animais silvestres. Destes, 18.810 foram apreendidos ou resgatados e 13.354 passaram por tratamento, seguindo para destinação adequada.

Publicidade


Em 2022, cerca de 6,9 mil animais silvestres foram resgatados, atendidos e/ou destinados adequadamente pelos escritórios regionais do IAT, para os cinco CAFS (Centros de Apoio aos Animais Silvestres) e para o CETAS (Centro de Triagem e Atendimento de Animais Silvestres) distribuídos pelo Estado. No mesmo ano, o Paraná regulamentou a responsabilidade para o atendimento de ocorrências envolvendo o tema nos perímetros urbanos e periurbanos, com a Resolução Conjunta Sedest/IAT nº 13/2022.


Imagem
Preso autor de homicídio no interior do Paraná; vídeo flagrou ação
A PCPR (Polícia Civil do Paraná) prendeu, na manhã desta quinta-feira (4), o autor de um homicídio ocorrido no dia 23 de abril no município de Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná.


AJUDA DA POPULAÇÃO


Qualquer cidadão pode apoiar o Estado a proteger os animais em situação vitimada, maus-tratos, tráfico ilegal, cativeiro irregular e atropelamento. As denúncias podem ser feitas ao IAT ou ao Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde, da Polícia Militar do Paraná. No IAT, a denúncia deve ser registrada junto ao serviço de Ouvidoria, disponível no Fale Conosco, ou nos escritórios regionais.


É importante informar a localização e os acontecimentos de forma objetiva e precisa. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem realizar o atendimento. No Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde a denúncia é feita pelo site da Ouvidoria da Polícia do Estado. Se preferir, ligue para o Disque Denúncia 181.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo