O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná já contabilizou 211 salvamentos de pessoas que se encontravam em situação de risco no mar. A estatística registrou números desde o início da Operação Verão, em 20 de dezembro, até domingo, dia 28, o que representa uma média de dois salvamentos por hora durante o período de trabalho dos guarda-vidas (das 8 h às 8 horas da noite. Somente no último fim de semana foram 123 salvamentos.
A média diária de atendimentos, que inclui orientações e advertências, durante os primeiros seis dias da operação saltou de 381 para 1.847 atendimentos no sábado e passou para 2.723 no domingo.
Nestes dois dias foram 4.570 os atendimentos dos bombeiros. Desde o dia 20 este total chega a 6.861 atendimentos. Os guarda-vidas têm orientado os veranistas quanto aos perigos do mar, que tem apresentado condições adversas ao banho.
De acordo com o tenente Eduardo Gomes Pinheiro, oficial de Relações Públicas dos Bombeiros, o mar se apresenta bem mais agitado que em anos anteriores, neste início de temporada.
Por conta das condições climáticas e também da imprudência ou descuido dos veranistas, desde o início da operação, quatro pessoas morreram afogadas nas praias paranaenses. Em todos os casos as vítimas não observaram as orientações de segurança.
Entrar no mar em locais afastados dos postos de guarda-vidas, quando há placas de advertência de perigo em determinado trecho das praias ou fora do horário de trabalho dos bombeiros, principalmente à noite, são práticas não recomendadas.
O Corpo de Bombeiros pede aos pais ou responsáveis que estejam atentos à movimentação das crianças. Foram 12 os salvamentos de menores que entraram no mar sem a supervisão dos pais.
Efetivo – Pelo terceiro ano consecutivo o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná recebeu um reforço em seu efetivo para a Operação Verão no litoral do Estado. Desde a última sexta-feira, 59 guarda-vidas civis passaram a atuar com os bombeiros na orientação aos banhistas e em busca e salvamento quando houver necessidade.
Os selecionados são voluntários que receberam treinamento teórico e prático para desempenhar a atividade. Os bombeiros estão em 95 postos no litoral.