Paraná

Copel desiste do leilão da Cesp

10 mar 2008 às 22:08

O governo estadual anunciou a desistência da Copel em participal do leilão da Companhia Energética de São Paulo, Cesp, programa para ser realizado no próximo dia 26.

Por meio de nota, o Governo informou que a decisão foi tomada pela "falta de definição quanto a prorrogação do prazo de concessão das usinas geradoras da Cesp (o das duas maiores, Ilha Solteira e Jupiá, expira em 2015) e detalhes do passivo da empresa que não puderam ser criter
estudados."


Com a decisão, a Copel não apresentou a documentação exigida pelo edital para a pré-identificação de interessados em participar do leilão. O prazo se esgotou hoje (10).


Usinas


A Cesp possui seis hidrelétricas, que juntas somam potência instalada de 7.455 MW (megawatts).


As três maiores estão localizadas no rio Paraná: Ilha Solteira com 3.444 MW, Jupiá com 1.551 MW e Porto Primavera com 1.540 MW. As demais são as usinas Três Irmãos (rio Tietê, com 807 MW), Paraibuna (rio Paraibuna, 85 MW) e Jaguari (rio Jaguari, 27 MW).


Custo


Pela venda de suas ações na Cesp, o Governo de São Paulo estabeleceu o preço mínimo de R$ 6,6 bilhões. Em decorrência da legislação comercial, no entanto, o valor total do negócio chega a R$ 17 bilhões, já que o vencedor do leilão fica comprometido a comprar pelo mesmo preço as ações em poder dos minoritários.


Rodovias

Ano passado, a Copel anunciou que iria investir em rodovias. Chegou a disputar o leilão federal de alguns trechos que cortam o Paraná, mas a disputa foi vencida por um grupo espanhol.


Continue lendo