Paraná

Confusão em assentamento deixa um ferido

16 jan 2003 às 19:56

Uma confusão envolvendo integrantes do Movimento Sem-Terra (MST) deixou uma pessoa ferida a tiro em Ramilândia, a 81 km a oeste de Cascavel. O caso aconteceu num assentamento da antiga fazenda Ramim.

''Neste assentamento, que existe há cinco anos, algumas famílias estavam sendo pressionadas por pistoleiros e fazendeiros para que vendessem seus lotes'', disse Edivande José de Freitas, colaborador do MST no Paraná.


Ele contou que cinco famílias foram expulsas por pistoleiros na semana do Natal. Na quarta-feira, um grupo retornou ao local para expulsar os invasores, que seriam 30 homens.


''O rapaz baleado era um pistoleiro que fugiu e atirou na própria perna'', disse Freitas, acrescentando que um pistoleiro apelidado ''Zelão'' foi preso. Ele informou que nesta quinta-feira foi realizado um ato público em Ramilândia para denunciar a pressão sobre o assentamento.

A polícia de Ramilândia apresenta outra versão. ''Este assentamento não tinha ligação com o MST. Há dois anos, líderes dos sem-terra assumiram a liderança. Depois que estes líderes foram expulsos, retornaram com umas 300 pessoas. Chegaram atirando e atingiram um senhor de 70 anos'', denunciou um policial militar que pediu para não ser identificado.


Continue lendo