A Concessionária Ecovia Caminho do Mar registrou nesta terça-feira queixa criminal na Delegacia de São José dos Pinhais contra o presidente do diretório municipal do PMDB, Doático dos Santos, em virtude dos abusos cometidos na manifestação realizada na tarde de segunda-feira na Praça de Pedágio da Concessionária, km 61 da BR 277.
No fim da tarde de segunda, quando subiam mais de 2 mil veículos por hora do litoral para Curitiba, quinze pessoas começaram a distribuir panfletos contra o pedágio junto às cabines de arrecadação. O contrato de concessão proíbe que pessoas estranhas ao serviço -no caso, cobrança da tarifa- ocupem a praça e as cabines.
A ação causou congestionamento. O ato terminou com a chegada da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar, ambas acionadas pela Ecovia. A manifestação foi realizada durante o chamado movimento de pico, quando os usuários retornavam do litoral, após o feriado da Semana Santa.
Desde a Quinta-feira Santa até segunda-feira, feriado de Tiradentes, 84.767 veículos circularam pela BR 277 entre Curitiba e o litoral. Nesse período foram registrados 26 acidentes e 12 feridos.