O governador do Paraná, Ratinho Junior, anunciou na manhã desta sexta-feira (21), em coletiva à imprensa, que o Minfra (Ministério da Infraestrutura) concordou em alterar o modelo de concessão das rodovias do Paraná para a menor tarifa. Segundo o governador, a mudança foi acertada em reunião presencial com o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, na quinta-feira (20). Em nota, porém, a assessoria de imprensa do Minfra não confirmou a anuência do governo federal em mudar o modelo de concessão e informou que segue trabalhando na formatação do melhor método.
"Estamos dando um passo na direção de solucionar um problema seríssimo no Paraná e que comprometeu o desenvolvimento econômico do Estado, perdeu investimentos e isso foi pauta de muita demagogia política”, disse o governador.
Até agora, o governo federal vinha insistindo no modelo híbrido, que combina o critério de menor tarifa com a maior outorga. A discussão do novo projeto de concessão resultou em debates acalorados entre parlamentares, setor produtivo e cidadãos paranaenses. Nas audiências públicas realizadas no início deste ano em todas as regiões do Estado, sempre foi consenso entre as forças políticas e a sociedade civil de que o modelo proposto pelo Minfra não alteraria em nada a forma de cobrança da tarifa praticada hoje e nem garantiria a redução dos valores cobrados nas praças de pedágio e a realização de obras necessárias. A preocupação maior era que o Paraná fosse mais uma vez prejudicado por contratos com validade de 30 anos e que poderiam comprometer o desenvolvimento econômico do Estado.
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