Paraná

Comportamento de segurança ajuda a prevenir crimes

15 dez 2006 às 18:19

Manter comportamento de segurança é a chave para ajudar a evitar ações criminosas, principalmente contra o patrimônio, comuns nesta época do ano, em que há maior circulação de pessoas no comércio. A dica é do chefe do setor de planejamento e operações do Comando do Policiamento da Capital da Polícia Militar (CPC), responsável pelas ações de segurança pública em Curitiba e Região Metropolitana. O major Douglas Sabatini Dabul recomenda que as pessoas evitem principalmente andar com dinheiro. "É melhor usar o cartão ou cheque, para evitar chamar a atenção de marginais", orientou.

Dabul explicou que o CPC está desenvolvendo operações para dar maior tranqüilidade ao cidadão. "Além do policiamento de rotina, estamos aumentando o efetivo que circula a pé nos eixos comerciais, potencializando as rondas em toda a capital e cidades vizinhas e realizando bloqueios, abordagens e revistas preventivas", afirmou. O major disse que, com a participação da população, a segurança só tende a melhorar. "O cidadão tem que ter consciência que o assaltante está à espera de uma oportunidade e se essas oportunidades forem reduzidas o crime não acontece", avisou.


As mulheres devem evitar andar com bolsas grandes, que chamam a atenção de assaltantes. A dica, para homens e mulheres é carregar o mínimo necessário, quando se trata de documentos e pertences. Na hora das compras, dar preferência a levar cartões magnéticos que realmente vão ser usados, considerando a data de vencimento da fatura ou se o cartão é de débito ou crédito. Em caso de necessidade de levar dinheiro, não comentar o assunto na frente de pessoas desconhecidas. "Uma mudança de atitude pode evitar a oportunidade que o assaltante está aguardando", repetiu.

Segundo Dabul, empresas que fazem pagamento de funcionários devem estimular a abertura de contas para evitar circulação de grandes quantidades de dinheiro em malotes. "O ideal é contratar um serviço especializado neste tipo de atividade", disse o major. Ele também pediu cuidado redobrado em datas de pagamento de salários, de vales ou da segunda parcela do 13.º salário. "Se mesmo assim ocorrer o crime, com a prisão do assaltante, a vítima deve comparecer na delegacia para fazer o reconhecimento e garantir a abertura do inquérito, peça que vai embasar a denúncia e a ação judicial", disse Dabul.


Continue lendo