A colheita de feijão da safra das águas no Paraná já atingiu 64,7% dos 343.531 hectares plantados com a cultura no Estado. De acordo com o levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura, divulgado nesta quarta-feira (18) em Curitiba, a colheita está adiantada em relação ao mesmo período do ano passado, quando 48,9% da área com feijão tinha sido colhida.
Os técnicos do Deral informaram que as condições das lavouras de feijão das águas estão desfavoráveis para 64.253 hectares. Isto representa 53% dos 121.152 hectares que faltam ser colhidos. A escassez de chuva também afeta o plantio do feijão da seca, que está atrasado em relação ao ano passado.
De acordo com a Agência Estadual de Notícias, em 2005, nesta época, 23% da área já estava semeada. Porém, na safra atual, apenas 14,5% de uma área estimada em 157.070 hectares está plantada.
Segundo o chefe do Setor de Previsão de Safras do Deral, Dirlei Antônio Manfio, o produtor está cauteloso quanto à semeadura do feijão da seca. "Os produtores paranaenses deverão retomar o plantio somente quando o solo tiver umidade suficiente, que garanta uma boa germinação", comentou. Manfio lembrou que 69% da área plantada até o momento, está em boas condições.