Paraná

Chuvas pioram qualidade das praias no litoral do Paraná

27 jan 2010 às 16:44

As chuvas constantes ocorridas no Litoral do Paraná na última semana reduziram para treze o número de pontos próprios para banho nas praias, de acordo com o sétimo boletim de balneabilidade divulgado nesta quarta-feira (27) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Estão próprios para banho dez pontos localizados na orla e outros três rios utilizados para recreação, entre os 48 pontos avaliados pelo IAP.

A redução no número de pontos próprios para banho deve-se às fortes chuvas que têm ocorrido no litoral nas últimas semanas, fazendo com que as águas das fossas e bueiros transbordem e sejam carreados para o mar. Dados do Simepar informam que na última semana em Guaratuba, local da estação meteorológica no litoral, choveu o equivalente a 226 milímetros, sendo que a média para janeiro é em torno de 300 milímetros. "Do dia 1 a 26 de janeiro choveu 664 milímetros", afirmou Vanessa D' Ávila, meteorologista do Simepar.


Para a professora Franciane Pellizzari, a predominância dos ventos poderá aumentar os pontos próprios para banhos nos próximos dias. "Os altos índices pluviométricos nas últimas 48 horas contribuíram para o aumento do carreamento de contaminantes e para a consequente piora na qualidade das águas das nossas praias, porém, o vento de quadrante sul-sudoeste, que esta predominando no litoral desde o dia 22 de janeiro, tende a afastar a massa d´água contaminada da costa com maior facilidade, caso as chuvas diminuam", explicou.


Estão em boas condições para o banho de mar os pontos localizados na Ilha do Mel, praia do Farol, em frente à trilha do Trapiche; balneário Flórida, 60 metros à direita da Rua Saudade; balneário Riviera, na direção da Rua Paranavaí; balneário Rivieira, na rua Tamborá; na praia Mansa de Caiobá, o ponto localizado em frente a rua Céu Azul e na Prainha de Caiobá.


Já em Guaratuba, estão próprios para banho os pontos localizados na praia de Caieiras; em frente a rua Frederico Nascimento; o ponto monitorado 100 metros à esquerda do Morro do Cristo; o ponto monitorado no balneário de Nereidas, em frente a rua Costa Rica e também no balneário Barra do Saí.


Além disso, encontram-se próprios para banhos os pontos localizados no rio do Nunes; Ponte Estrada Anhaia, no rio Marumbi; Largo Lamenha Lins e Porto de Cima, ambos os pontos localizados no rio Nhundiaquara Porto de Cima

Vale lembrar que os resultados representam apenas 200 metros de interdição - 100 metros à esquerda e 100 metros à direita das placas indicativas. "Ou seja, nos locais onde não existem placas indicativas do IAP significa que não há risco de contaminação.


Continue lendo