As chuvas fortes que atingiram diferentes regiões do Paraná na noite de sexta-feira (18) e na madrugada deste sábado (19) causaram desabastecimento de água em alguns municípios. Segundo a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná), a maior parte dos problemas ocorreram devido à queda de energia.
Confira a situação:
ARAPONGAS E ROLÂNDIA - As fortes chuvas e ventos ocorridos na noite de sexta na região provocaram a queda de energia elétrica nas captações do ribeirão Apertados, em Arapongas (Região Metropolitana de Londrina), e do ribeirão Ema, em Rolândia (Região Metropolitana de Londrina), o que afeta o abastecimento de água neste sábado em todas as regiões das duas cidades. A Sanepar aguarda o retorno da energia para a retomada da produção.
Leia mais:
Paranaprevidência abre inscrições para concurso público
Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira
Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores
Detran alerta para golpes por mensagens SMS
ARIRANHA DO IVAÍ (Vale do Ivaí) - Devido às fortes chuvas e ventos que provocaram a queda de energia elétrica, o abastecimento de água neste sábado está prejudicado em toda a cidade. No momento, não há previsão de normalização do abastecimento.
CALIFÓRNIA (Vale do Ivaí) - Houve o rompimento de uma adutora no município, o que afeta o abastecimento em toda a cidade. No momento, não há previsão de normalização do abastecimento.
COLOMBO (Região Metropolitana de Curitiba) - Na madrugada deste sábado, houve queda de energia no recalque Capivari, que afeta o abastecimento de água nos bairros Castelo, São Dimas, Roseira e Colônia Faria. A energia já foi restabelecida, mas a normalização do abastecimento de água está prevista para as 22h.
GUAPOREMA (Noroeste) - O temporal que atingiu a região causou queda de energia que parou a operação dos dois poços de captação, afetando o abastecimento em toda a cidade. A previsão é de que normalização ocorra em torno das 20h.
PORECATU (Região Metropolitana de Londrina) - As fortes chuvas e ventos provocaram a queda de energia elétrica na principal elevatória de água do município, o que afeta o abastecimento de água neste sábado em quase toda a cidade, com exceção dos bairros Conjuntos Celso Fernandes, Fátima Aparecida Fernandes, Yolanda Ferrarezi, Alto da Boa Vista e San Miguel, Jardins Porecatu I, II e III, Cafezal, Vila Dona Sidônia, Sumaré, parte da Vila Iguaçu e Chácara Bela Vista). No momento, não há previsão de normalização do abastecimento.
TERRA BOA (Noroeste) - A queda de energia no município está prejudicado o abastecimento da parte alta de Terra Boa. A previsão é de que normalização ocorra até o fim da tarde.
A Sanepar ressalta que podem ficar sem água principalmente clientes que não possuem caixa-d’água domiciliar. A empresa lembra que, de acordo com norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros. A empresa pede a colaboração de todos e orienta para que a população utilize a água com racionalidade.
O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula. Para consultar esta e outras informações, use o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse sempre o site da Sanepar: www.sanepar.com.br.