Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Quarto maior portão de entrada

Chegada de turistas internacionais aumenta 66% no Paraná em 2023

Redação Bonde com AEN
07 out 2023 às 19:00

Compartilhar notícia

- Denis Ferreira Netto/IAT
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma edição especial do Boletim de Dados Turísticos, elaborado pela Coordenadoria de Inteligência e Estratégia Turística da Setu-PR (Secretaria de Turismo do Paraná) mostra crescimentos significativos no segmento no primeiro semestre de 2023, em comparação ao mesmo período do ano passado.


A chegada de turistas internacionais no Estado, por exemplo, registrou variação positiva de 66,4% em relação ao primeiro semestre de 2022 (de 242.537 para 403.504). A maior ocorreu em janeiro, com a chegada de 129.310 turistas e uma variação positiva de 107,7%. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O resultado coloca o Paraná como o quarto maior portão de entrada de turistas estrangeiros no Brasil este ano.

Leia mais:

Imagem de destaque
Reservatórios em níveis críticos

Bairros de Cambé ficam sem água neste sábado após manutenção elétrica e rompimento de rede

Imagem de destaque
33 shows gratuitos

Confira 10 dicas de segurança para ver os shows do Verão Maior Paraná

Imagem de destaque
892 vagas

UEM terá mais de 9 mil candidatos para o vestibular de verão 2024 neste domingo

Imagem de destaque
Confira os trechos

No Paraná, EPR Litoral Pioneiro começa a instalação de radares em rodovias


Paraguaios, argentinos e norte-americanos seguem como os principais visitantes em termos absolutos (196,8 mil, 115,9 mil e 13,2 mil, respectivamente). Mas, em termos percentuais, o maior crescimento veio do Reino Unido: o número de turistas deste país que entrou no Brasil pelo Paraná saltou de 1,8 mil em 2022 para 5,8 mil em 2023 – um aumento de 216%. Em seguida aparecem os chilenos: foram 3,9 mil em 2022, ante 10,9 mil em 2023 – aumento de 176%.

Publicidade


Imagem
Londrina registra maior queda do Paraná em preços de bebidas e alimentos, diz IPR
Com redução de preços em 1,61%, Londrina registrou em setembro a maior queda do Paraná no IPR


Ainda no primeiro semestre, o embarque de passageiros nos aeroportos do Paraná subiu 25,4%. É o segundo estado com maior crescimento em todo o Brasil, atrás apenas do Rio de Janeiro. 


Já nas rodoviárias, o crescimento maior foi em Curitiba (9,8%), seguida de Maringá (7,8%) e Foz do Iguaçu (1,4%).

Publicidade


Em relação à visitação dos principais atrativos do Estado (aqueles em que se pode mensurar o número e são monitoradas pela Setu-PR), foram 2,7 milhões de turistas – um crescimento de 37,2% em relação ao primeiro semestre de 2022. 


Na variação do número de passageiros que embarcaram para a Ilha do Mel, em Paranaguá, o crescimento no semestre foi de 50,2%. Em Curitiba, a Torre Panorâmica, o Museu Oscar Niemayer e a Linha Turismo registraram grande movimentação no ano.


Os números dos parques estaduais também são excelentes no primeiro semestre. O Parque Estadual Rio Guarani, no municípios de Três Barras do Paraná, foi a Unidade de Conservação com maior evolução, de 126,7%, seguida do Parque Estadual de Vila Rica do Espírito Santo, no município de Fênix, com 69,7%, o Parque Estadual do Guartelá, no município de Tibagi com 65,3% e o Parque Estadual de Ibiporã com 65,1%.


Imagem
Cãozinho vira autor de processo contra tutor por maus-tratos no Paraná
Um cachorro de nome Tokinho virou autor de um processo movido na Justiça do Paraná


“São números que reafirmam o aquecimento do setor e a importância do turismo como uma atividade econômica das mais relevantes. O Paraná é bonito por natureza e atrai muitos turistas; agora queremos que eles conheçam novos lugares dentro de nosso estado, aumentando o tempo em que permanecem por aqui. E é também nossa missão melhorar a estrutura e a qualificação no setor para receber esses turistas, pois quem é bem atendido quer voltar”, diz o secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo