Paraná

Cataratas do Iguaçu têm vazão recorde

10 out 2001 às 10:24
As Cataratas do Iguaçu estão com a vazão dez vezes acima do normal. O volume de água é tão grande que o Ibama precisou interditar a passarela que leva os turistas próximo à Garganta do Diabo, o maior e mais importante salto do conjunto de 275 quedas.
Até o final da tarde desta terça, a vazão já havia ultrapassado os 11 mil metros cúbicos por segundo (equivalente a 11 milhões de litros por segundo). O índice médio histórico varia de 1,2 mil a 1,5 mil metros cúbicos por segundo.
A previsão dos técnicos e meteorologistas que acompanham as chuvas em todo o Estado era de que o volume de água alcançasse os 16 mil metros cúbicos (14 vezes acima do normal) por segundo durante a madrugada. Motivo que levou a diretoria do Parque Iguaçu a retirar as grades da passarela construída sobre as águas e a bloquear a passagem dos turistas.
Mesmo impedidos de chegar ao ponto máximo do passeio, alguns estrangeiros se deliciavam com a fina garoa provocada pelas quedas durante todo o dia desta terça. O que acabou agradando aos visitantes de outros países pode prejudicar os moradores ribeirinhos do Iguaçu e do Rio Paraná, que deve registrar dez metros acima do normal até o final de semana. Existe a previsão de enchentes em bairros próximos às barrancas, tanto no Brasil quanto no Paraguai (Ciudad del Este) e Argentina (Puerto Iguazú).
A interdição da principal passarela das Cataratas é por tempo indeterminado.

Continue lendo