Foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) de terça-feira (12) a Lei 14.672, que confere ao município de Carlópolis (Norte Pioneiro) o título de Capital Nacional da Goiaba de Mesa. A norma é oriunda do projeto de lei (PL) 6.573/2019, aprovado pelo Senado em 16 de agosto. A proposta foi relatada pelo senador Flávio Arns (PSB-PR) na CE (Comissão de Educação e Cultura).
Em parecer, Arns relata que a cultura da goiaba em Carlópolis foi introduzida por imigrantes japoneses e é praticada com o emprego de técnicas que rendem produtividade ao longo de todo o ano e eliminam a necessidade de pesticidas no controle de pragas. O parlamentar destaca que "a fruta da região recebeu o Selo de Indicação Geográfica do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), sendo cultivada por mais de 60 produtores, que se dedicam exclusivamente à atividade".
Carlópolis lidera a produção de goiaba no Paraná. Em 2021, segundo dados mais recentes do Deral (Departamento de Economia Rural), a cidade cultivou 880 hectares que geraram 18,5 mil toneladas da fruta e um VBP (Valor Bruto da Produção) de R$ 66,78 milhões.
Leia mais:
Praia Acessível garante banho de mar de aniversário a criança com paralisia cerebral
Verão Maior Paraná: aulas de trapézio fazem sucesso entre os veranistas
IAT resgata 33 aves silvestres em cativeiro irregular em Paranavaí
Paraná consolida luta no enfrentamento às violências contra mulheres
Com adequações nas propriedades e cuidados com a qualidade, a goiaba de Carlópolis conquistou reconhecimentos que abriram mercados dentro e fora do Brasil. A goiaba do município tem registro de IG (Indicação Geográfica) junto ao Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) e a certificação GAP (Good Agricultural Practices), que reconhece a segurança alimentar e sustentabilidade em produtos de origem agrícola.
Conforme a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), o Brasil figura como o 6º do ranking mundial no cultivo da goiaba, representando 3,6% da produção global. Na fruticultura brasileira, a goiaba é cultivada em 22,1 mil hectares, sendo a 13ª fruta em VBP – R$ 926,9 milhões, e a 14ª em área e em volumes colhidos (584,2 mil toneladas).(Com Agência Senado e AEN)