Pouco mais de 100 mil candidatos estão inscritos para o concurso público de professores e pedagogos da rede estadual de ensino, que realizou as provas neste domingo à tarde, em Curitiba e mais 13 cidades do Paraná. Os 100.572 candidatos disputam 14.287 vagas para professores da matriz curricular (15 disciplinas), para professores pedagogos, professores do ensino profissionalizante e para professores da educação especial, incluindo 198 vagas para intérpretes da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).
As provas aconteceram em Curitiba e nas cidades de Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Ponta Grossa, Umuarama e União da Vitória.
Os aprovados vão substituir os professores com contratos temporários. Do total de vagas, 11.099 estão destinadas para a contratação de professores para a matriz curricular em 15 disciplinas das séries de 5ª a 8ª do ensino fundamental e para o ensino médio.
Para professores pedagogos são 785 vagas, para educação profissional são 1.205 vagas e para educação especial são 1.198 vagas, sendo que 198 vagas são remanescentes do concurso realizado em 2004, que ainda esta em vigência, para interpretes da Linguagem Brasileira de sinais (Libras). As vagas estão distribuídas em todo o Paraná de acordo com os 32 Núcleos de Educação que compõem a Secretaria de Educação.