Paraná

Câmeras de segurança serão instaladas em prédios públicos de Ibiporã

22 jun 2016 às 16:45

A Prefeitura Municipal de Ibiporã adquiriu 280 câmeras de monitoramento que serão instaladas em 16 prédios públicos: Prefeitura Municipal, Secretaria de Saúde, Parque de Máquinas, Cemitério Municipal São Lucas, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Centro de Saúde Dr. Eugênio Dal Molin (Posto Central), Almoxarifado, Complexo Ferroviário, Centro Tecnológico do Trabalhador (CTTI), Centro Social Urbano (CSU), UBS Vila Esperança, UBS La Fontaine Corrêa (Conj. Agenor Barduco), Centro de Convivência do Idoso (CCI), CMEI Maria Galvão, Rodoviária e Academia ao Ar Livre da Secretaria de Esportes.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação (TI), Junior Aliano, o sistema de câmeras de monitoramento de prédios públicos fará uso de câmeras analógicas com captação de imagens em HD (720p ou 1080p) e também de câmeras IP de alta definição, possibilitando a identificação e melhor visualização das situações gravadas.


Todos os equipamentos possuem sensor de movimento e infra vermelho para filmar à noite. "Cada prédio público receberá kits com 8, 16 ou 32 câmeras, de acordo com o tamanho e a necessidade de monitoramento de cada local. Basicamente, os locais de instalação contemplam as entradas e saídas dos prédios, áreas comuns de trânsito de pessoas (corredores, salas) de espera", explica Aliano.


Conforme o secretário, também foram adquiridos aparelhos (DVR ou NVR) para gravação das imagens captadas pelas câmeras de monitoramento. "Como todos os prédios possuem conexão de internet e alguns deles possuem ligação direta com o anel de fibra óptica próprio da Administração Municipal as imagens serão acessadas remotamente e visualizadas em tempo real no Centro de Controle Operacional (CCO), instalado no prédio da Prefeitura", esclarece Aliano.


O governo municipal investiu R$263 mil na aquisição do sistema de monitoramento (recursos municipais). A empresa responsável pela entrega e instalação das câmeras é a Infocable Infraestrutura e Tecnologia LTDA, de Ibiporã. A previsão é que dentro de três meses todas as 280 câmeras estejam instaladas.

O secretário de TI acrescenta que está sendo elaborado o edital de licitação para compra de mais 22 câmeras de videomonitoramento a serem instaladas em pontos estratégicos do município, como locais de grande circulação de pessoas e veículos, e também nas entradas e saídas da cidade, que são rotas de fuga para criminosos que cometem delitos em Ibiporã ou mesmo nos municípios vizinhos.


Continue lendo