A Prefeitura de Cambé iniciou as obras de construção de uma trincheira para dar passagem para veículos e pedestres por baixo da linha do trem no trecho urbano da cidade. A obra é uma reivindicação antiga da população que ganhou força após a morte de duas estudantes em novembro deste ano. Elas foram atropeladas quando tentavam atravessar a linha do trem entre os vagões (Veja link abaixo).
A obra está sendo construída no pátio de manobras da rede ferroviária América Latina Logística (ALL) e promete diminuir o problema pelo menos neste trecho da cidade. A população reclama porque são obrigados a esperar muito quando as locomotivas estão paradas para carregar ou descarregar no pátio, fazendo com que muitos se arriscam e atravessam a linha entre os vagões.
Segundo a Prefeitura de Cambé, a trincheira vai custar R$ 3 milhões. A passagem subterrânea permitirá mais segurança aos moradores de Cambé para atravessarem de um bairro para o outro. Um rotatória também será construída no local para ajudar a organizar o trânsito. A previsão é de que as obras estejam concluídas em nove meses.
Para os outros pontos de travessia de trem no trecho urbano considerados críticos, a prefeitura estuda a colocação de passarelas.