Paraná

Câmara de Curitiba debate venda de livros em calçadas

25 ago 2013 às 17:07

A Comissão de Urbanismo e Obras Públicas da Câmara de Curitiba vai discutir, nesta segunda-feira (26), parecer sobre projeto de lei que autoriza livrarias a colocarem estandes de venda nas calçadas. A proposta é do vereador Tito Zeglin (PDT) e está sendo relatada por Helio Wirbiski (PPS). Na sequência da reunião, a padronização e a regulamentação do uso de passeios também será tema de debate em uma audiência pública no plenário, por iniciativa de Pier Petruzziello (PTB).

O projeto de Zeglin (número 005.00122.2013) altera a lei 9688/1999, que autoriza o uso do passeio fronteiriço somente para bares, confeitarias, restaurantes, lanchonetes e assemelhados. No novo texto constaria: "Fica autorizado, de acordo com critérios estabelecidos pela administração pública, a colocação de estantes de venda para as livrarias".

Zeglin argumenta que, de acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Livros e Similares do Paraná (Sindilivrarias), se a legislação for ampliada, as livrarias terão um acréscimo no incentivo à leitura. "Nosso país lamentavelmente tem baixos índices de leitores. É preciso criar uma forma de expor os livros para tentar os clientes a comprá-los como se fossem doces em exposição. A cada dia, novos bares ganham esse direito, embora o livro seja muito mais saudável do que cerveja e bebida alcoólica", justifica o parlamentar.


Continue lendo