O forte calor no Paraná não foi diferente nem mesmo em Curitiba, considerada a capital mais fria do país e pelo clima instável, com chuva e tempo gelado. Os termômetros atingiram, na tarde desta sexta-feira (27), a marca de 34,5°C. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, esta é a temperatura mais alta de 2013.
O índice ficou acima do que, no mesmo horário, era registrado em Londrina, quando a temperatura estava abaixo dos 30°C. A temperatura é também uma das mais altas já registradas pelo Instituto. O recorde foi atingido em outubro de 2012, quando a temperatura chegou aos 35°C. Esta é, atualmente, a marca mais alta já vista nos termômetros do Simepar desde 1997.
A temperatura alta é resultado do ar quente que atua sobre a capital e todo o estado. A umidade relativa do ar ficou baixa em Curitiba e se aproximou dos 40%. Segundo a meteorologista Ana Beatriz Porto, apesar do índice, esta umidade é considerada normal para o clima que faz na cidade. "Ainda há possibilidade de chuva ao longo do dia em Curitiba", alerta.
Leia mais:
Mulheres na Ciência: professora da UTFPR é selecionada pelo CNPq
Incentivo à ciência: alunas de Assaí conquistam prêmio da Fiocruz
Projeto do governo Ratinho retira poder de conselho ambiental e prevê ampliar licenças simplificadas no Paraná
Motociclista morre após sair da pista e colidir contra barraca na BR-153 em Japira
Para os próximos dias, a previsão é de termômetros próximos aos 30°C em Curitiba, segundo o Simepar. A previsão vale até o próximo dia 31 de dezembro.