Clínica de estética, odontológica e de fisioterapia para cães e gatos já são coisas do passado. Para os apaixonados por bichinhos no Paraná, a moda agora é a carteira de identidade para animais domésticos.
A iniciativa é do Registro Nacional de Animais Domésticos (Renad), que existe em São Paulo há três anos e meio. A idéia do RG Animal é facilitar a recuperação de animais desaparecidos e também controlar a população canina e de gatos.
No Paraná, 672 animais (151 felinos e 521 cães) de 28 municípios têm o registro. A identidade do animal é feita em uma pequena placa de metal com número de identificação que é afixada na coleira do bichinho. Esse número faz parte de um cadastro do órgão que contém informações sobre seu proprietário, endereço, telefone, nome do animal e demais dados.
O sistema oferecido pelo Renad é nacional e tem um custo de R$ 40,00 válido por dois anos, podendo ser renovado. O Renad já atendeu 139 casos de emergência, cerca de 1% do total de animais registrados. Destes, 125 retornaram aos seus donos. Para se associar ao Renad basta acessar o site www.renad.com.br.